Neste post vamos tratar da criação de logins de acesso e criação de usuário baseado em logins dentro do banco seja por assistente ou script!
Como vimos anteriormente, há duas maneiras de se fazer um login de acesso ao SQL Server: SQL Authentication e Windows Mode. Sabendo disso, vamos começar criando logins e senhas no banco e testar os diferentes acessos e permissões que o produto permite.
NOTA: O Windows Mode ou trusted connection, é o modelo de login recomendado na versão on-premisses, sendo considerado uma boa prática inclusive pela própria Microsoft.
Criando Logins
A criação de logins é uma tarefa bem simples mas, exige cuidados quando vamos garantir as permissões. A criação deles será feita a partir de scripts de T-SQL pois o exame irá pedir e também, se acostuma com a sintaxe.
Criando login com autenticação SQL Server:
Create login [nome_login] with password ‘seu password’, check_policy = on.
Para criarmos login com conta de usuário de Windows é necessário que se crie um perfil de acesso no S.O primeiro, e após, executar a seguinte sintaxe:
create login [nomedoservidor\usuario_do_windows] from windows with default_database = [seu_banco_default]
Ao declararmos o default_Database, toda vez que esse usuário acessar o servidor, irá cair neste banco que lhe foi atribuído.
NOTA: a forma como o login será executado nas instâncias do banco, são configuradas na instalação. É permitido alterar com o SQL Server já instalado e funcionando nas propriedades do servidor.

Criando logins com o assistente SSMS (Management Studio)

As duas outras opções de caixa de diálogo não são recomendadas para não causar perda de acesso ou constante troca de senhas, principalmente quando o login é feito para aplicação, então, por padrão, usa-se apenas o ‘Enforce password policy’
Agora, vamos ver como criamos usuários para os bancos em nuvem no Azure SQLDB
Antes de iniciar, aconselho a baixar no site da MS o Azure Data Studio, que facilita muito o uso do banco na plataforma azure e o mais interessante que permite conectar tanto a plataforma in-cloud quanto on-premisses!

Aqui, vamos adotar a mesma política usada no SQL Server, apenas configurando a política de senha para criar senhas fortes.
Um ponto importante de se mencionar, é que no AzureDTS a ferramenta gráfica é um pouco diferente do SSMS e com isso, se quiser criar um usuário usando tal, será necessário acessar o portal do Azure e criar de lá
Ao logar no portal Azure, vá em página inicial e procure o serviço de usuários e é só seguir a imagem.
Lembre-se que após criar o login é preciso criar o usuário no banco que deseja dar acesso, do contrário, este ficará preso ao banco padrão que costuma ser o banco Master.
Segue abaixo, a sintaxe para criação de usuário de banco dentro da sua instância.
Nota: Atribua sempre o mesmo nome de login para o usuário. É uma boa prática
USE [database]
go
create user [nome_usuario] for login [nome_login]
A mesma sintaxe pode ser usada no Azure Data Studio com um porém. O Azure Data Studio não aceita o comando USE para mudar de banco, assim sendo, mude o banco na aba de opção e execute a sintaxe de criação de usuário para o banco em questão.
Com isso, finalizamos o capítulo de criação de login e usuário e no próximo post, vamos entrar em questões como autorizações e papéis (roles) que um usuário pode exercer dentro do banco de dados.
Com esse post, finalizamos os exemplos de criação de login e usuário para uso do banco de dados. No próximo post, irei abordar de forma específica como criamos usuários para o AzureSQL autenticados pelo AzureAD!
Espero que tenham gostado!