Boa tarde pessoal, tudo bem!?

Este é um post que eu gostaria de anunciar e convidá-los a participar de um projeto de construção de um Data Warehouse e aprender E.T.L praticamente do zero, assim como eu irei!

O intuito deste projeto é conhecer, aprender, difundir e pavimentar os conhecimentos do que é a área de Business Intelligence e explorar de forma aprofundada tudo que envolve uma das áreas mais legais da T.I

Neste projeto iremos utilizar a ferramenta Integration Services da Microsoft a princípio, mas não ficaremos presos nela, em um momento futuro, iremos utilizar outras ferramentas e pretendo inclusive trazer conteúdos para certificação destas (alô Pentaho!!).

Nosso principal objetivo aqui é entender tudo que envolve o processo de ETL incluindo sua lógica, processos, entradas e saídas, transformações e por fim o resultado final. Por eu reparar que a maioria dos cursos e conteúdos focam apenas nas ferramentas de dashboard e como tenho vontade de aprender sobre o que de fato faz o dashboard funcionar, decidi compartilhar com vocês toda minha estrada de aprendizado e quem sabe, ajudá-los de alguma forma.

Em um primeiro momento, mostrarei para vocês como configurar todo o ambiente de estudos incluindo:

  • Instalação do SQL Server
  • Instalação do Visual Studio
  • Instalação do Integration Services
  • Criação dos bancos que iremos utilizar

Ao final destes pequenos passos, vamos começar nosso projeto de fato.

Como estou iniciando nesta área, tentarei manter pelo menos duas postagens por semana a respeito deste assunto, até porque, preciso estudar para passar o conhecimento da melhor forma possível!

E como o conteúdo será passado? Será da seguinte forma.

  • Conteúdo resumido no Instagram
  • Conteúdo completo aqui no blog
  • Vídeo no canal do Youtube

Além deste projeto, continuaremos com o projeto de certificação em SQL que já está acontecendo por aqui!

Para a próxima semana teremos o tutorial de instalação das ferramentas e dos bancos que iremos utilizar e então, vamos começar o projeto com tudo!

Espero sinceramente e de coração ajudar vocês de alguma forma e contribuir um pouco para a construção de conhecimento sobre Business Intelligence!

Espero que gostem do projeto e saúde!!