Nosso primeiro passo para instalar o visual studio será baixar o programa no link. Baixe a versão community para uso doméstico e free.

Ao finalizar o download, vamos à instalação!

Ele irá fazer uns downloads rápidos e verificar o sistema se está em conformidade.

Instalando os componentes de dados.

Na tela inicial, desça um pouco até encontrar a opção de ‘Data Storage and Processing’ e selecione.

Eu não uso os recursos do Azure, mas se quiser, sinta-se livre! Se quiser explorar as outras abas, é legal para conhecer os recursos. 

Ao selecionar as duas opções, ou três, clique em ‘install’ e aguarde!

Quando a instalação estiver concluída, o Visual Studio irá perguntar se você possui alguma conta Microsoft e gostaria de fazer o download. Pode ignorar se quiser.

Ao final, chegaremos nesta tela:

Abaixo do ‘create a new project’ clique em ‘continue without a code’. Quando clicar, chegará na tela principal do Visual Studio. Agora, vamos instalar o Integration Services.

Clicando em ‘manage extensions’  abriremos uma nova janela com diversas opções de extensões para instalar, em ‘search’ busque por integration services, como mostra a figura abaixo:

Selecione e clique em download e aguarde ser finalizado.

Quando terminar de baixar o instalador, execute-o e mande instalar. Provavelmente irá aparecer este alarme indicando um ‘erro’.

Não é um erro, fiquem tranquilos! Basta fechar tudo que for do Visual Studio, esperar um pouco e mandar instalar o SSIS novamente.

Quando finalizar a instalação, abra novamente o Visual Studio e clique em ‘create new project’  e ao fazer isso, clique neste ícone.

Dê um nome ao seu projeto, selecione o diretório a seu gosto e marque a caixinha de diálogo ‘place solution and project in the same directory’ para que tudo que for relacionado a este projeto permaneça no mesmo local.

Clique em ‘create’  e pronto, finalizamos a instalação do Visual Studio e Integration Services.

Tela inicial!!

Finalizamos mais um pequeno tutorial para instalação dos recursos que iremos utilizar e em breve, vamos colocar a mão na massa.

Uma pequena observação: eu pretendia gravar vídeos para explicar a instalação, porém, descobri que meu fone não possui microfone. Providenciarei um novo para a próxima semana e assim que chegar, começamos com o novo formato!

Espero que tenham gostado! saúde!