EXPORT COLUMN & ERROR OUTPUT

Olá pessoal, como estão? beleza!

Imaginem o seguinte cenário no seu processo de ETL: Você precisa simular um determinado aumento mas não pode alterar a coluna assim, sendo, qual cenário possível no processo de ETL?

Para solucionar este pequeno problema, hoje quero mostrar como criar uma cópia de uma coluna para esse tipo de situação e averiguar qualquer cenário possível sem alterar o original.

Nessa tarefa, crie uma conexão oledb source com alguma tabela e adicione no data flow a tarefa copy column. No meu caso, eu selecionei a coluna bonus da tabela sales.salesperson.

CRIANDO CONEXÃO
COLUNA SELECIONADA

Ao criar uma cópia, quero simular um cenário onde quanto passaria a ser o bonus dos vendedores se houvesse um aumento de 2%.

Adicione a tarefa derived column, crie uma função ao qual aumente o bônus em 2% e habilite o data view

FORMULA DE SIMULAÇÃO DE CENÁRIO

Lembrando que se for uma quantidade de linhas muito grande, utilize um comando de select e limite a quantidade de linhas com off set fetch.

COLUNA COPIADA COM EVENTO SIMULADO

O copy column também pode ser realizado de forma indireta utilizando derived table. A diferença que essa tarefa aqui apresentada é mais intuitiva.

Outro aspecto do ETL que eu não abordei ainda é o que tange a tratativa de erros dentro do SSIS. Nesta mesma transformação, aproveitando a coluna copiada, decidi converter aquele valor para texto (unicode) com tamanho menor e com isso forçar erro de truncate.

ERROR OUTPUT

Com a expressão criada que será maior que o tamanho do texto configurado, temos que ajustar como a tarefa irá se comportar em caso de erro no ETL

EXPRESSÃO FORÇANDO O ERRO

Quando finalizar a expressão, clique em error output na parte inferior da task.

CONFIGURANDO O ERROR OUTPUT

Crie uma conexão flat destination e ao final, seu processo deve permanecer dessa forma.

PROCESSO FINALIZADO

Quando terminar de criar as transformações, execute o processo e verá que todos os dados foram para a arquivo de erro.

Dessa forma finalizo este post explicando de forma breve como criar uma cópia de outra coluna de uma maneira mais simplista e aproveitei para mostrar como direcionar os erros que podem ocorrer durante a transformação!

OLÁ!

Se chegou até aqui e gostou do post, deixe seu like e se possível, compartilhe com sua rede! Ajude o blog a crescer.

Se quiser receber em primeira mão as atualizações, assine abaixo!

SIGA NAS REDES SOCIAIS!

Espero que tenham gostado, boa noite!