No primeiro post neste formato, quero trazer para vocês um estudo de caso bem interessante sobre a companhia aérea Sabre Airlines.

A empresa é uma holding no ramo de viagens que passou a fornecer soluções de negócios para outras do setor através do seu próprio data warehouse. Vejamos abaixo.

O CASO

Sendo uma das companhias aéreas líderes do mercado de viagem, turismo e lazer prestando tanto um tipo de serviço B2B como B2C a Sabre entendeu que devido a volatilidade da economia, precisava dar aos seus executivos, ferramentas poderosas de administração e decisões.

O PROBLEMA

Em dado momento, a organização percebeu que o processo de tomadas de decisão não estavam mais acompanhando o ritmo acelerado o setor demanda. Processos burocráticos, demora em relatórios financeiros, gestão manual e demora em diagnósticos ameaçavam a competitividade da holding e com esses problemas, decidiram criar um data warehouse que fosse capaz de centralizar toda organização e facilitar a gestão.

PARCERIA

Com o projeto para solucionar esse problema, a Sabre em parceria com a Teradata, a IBM e Oracle desenvolveram um sistema complexo e integrado de B.I e analytics que passou a se chamar: Enterprise Travel Data Warehouse (ETDW).

SOLUÇÃO

Com a parceria da Teradata e o ETDW desenvolvido, a companhia passou a realizar cargas quase que em tempo real no seu data warehouse com lotes programados a cada 15 minutos.

Toda a integração das diversas fontes de dados para o ETDW foi feita com as ferramentas de integração da Oracle, a Oracle Data Integrator e Goldengate – que auxiliava na replicação e agilidade nos processos de ETL.

Com a execução dos lotes programadas e executadas com sucesso, era o momento de criar os dashboards utilizando a solução da IBM, a ferramenta Cognos. Os dashboards passaram a oferecer insights diários e intradiários aos gestores com todas as métricas de desempenho de acordo com o setor.

RESULTADOS

Com todo o processo de integração entregando dashboards automatizados houve uma economia de 8 horas semanais que eram necessárias para todo o processo relatado.

Além disso, a automatização de todo o processo permitiu uma visão completa da saúde da empresa e não só, como também, aos seus clientes que passaram a ter uma clara compreensão dos dados visuais e aprofundados possibilitando uma visão detalhada do ambiente de negócios.

Desempenhos de venda, bilhetes, assentos, operações, rastreio, CRM e relação com fornecedores foram sensivelmente melhoradas e aprimoradas ao final deste projeto.

O ETDW facilitou também a criação de um sistema web que gerava relatórios contínuos dos perfis dos clientes, suas compras, comportamento e demais iterações que permitiram a companhia aérea entregar ainda mais valor a todos os clientes e parceiros.

CONCLUSÃO

O case aqui mostrado tem o objetivo claro de difundir os benefícios de uma visão empresarial integrada em um único ponto.

Outro fator interessante é que a Sabre além de se beneficiar dos seus sistemas de analytics para melhorar seus processos internos, passou a oferecer essa solução como negócio para seus clientes vendendo o serviço de análise de dados até para empresas concorrentes do setor.

Destaca-se também a fluxo em tempo real entregando atualizações do negócio a cada 15 minutos permitindo um acompanho ao vivo de todas as medidas e otimizando ao máximo a reação dos gestores na tomada de decisão para o negócio.

Link para mais estudos de caso da Sabre Airlines: https://www.ibsplc.com/case-studies/

QUESTÕES:

  1. Cite alguns desafios que a Sabre possivelmente encontrou durante o projeto de unificação e criação do ETDW.
  2. Na sua opinião, seria possível reduzir o tempo em que os lotes executam o transporte de dados para o D.W? Justifique
  3. Além dos benefícios citados, aponte quais possíveis melhores para os clientes Sabre ao utilizar o seu sistema de dashboard?
  4. A Sabre corre risco de perder vantagem competitiva no setor por vender o serviço como prestadora? Justifique
  5. Analisando o case e o setor, sugira mais métricas que poderiam ser analisadas pelos gestores para melhora as decisões e agregar maior valor ao negócio.