Olá pessoal, tudo bem?!

O que uma empresa madeireira com sede em Seatle tem haver com análise de dados?! Neste estudo de caso, iremos analisar isso.

APRESENTAÇÃO

Uma empresa fundada por profissionais do ramo ambiental – florestal dos Estados Unidos decidiu que criaria um dos, se não, o primeiro comércio eletrônico voltado para o mercado madeireiro e de construção civil dos EUA, com o objetivo de levar tecnologia para este setor pouco explorado.

A empresa se tornou líder no ramo de vendas por atacado nos produtos industrias de madeira e materiais de construção reaproveitáveis, aliando o negócio à consciência ambiental diminuindo seu impacto no segundo. Deste modo, a organização passou a vender seus produtos pelo globo e não só, como também, a prestar serviços de logística para um impressionante número de 3.500 clientes.

Com a robustez e o crescimento da operação a companhia se deparou com um problema: precisava automatizar seus processos para obter em tempo real as informações sobre flutuações de preços para seus clientes e parceiros.

NOTA: a Silvaris já tinha um portal de acompanhamento dos fluxos de informações relacionados as transações entre comerciantes, contabilidade, créditos e etc.

SOLUÇÃO

Se deparando com este desafio a empresa contratou a fornecedora de software Tableau. Especializados em visualização de dados e dashboards com uma forte capacidade de obter conexões real time, a Silvaris adotou essa solução para o negócio.

Em pouco tempo de uso da plataforma de dashboards os gestores já puderam notar melhorias nos processos de acompanhamento de compras e vendas feitas pela empresa e a melhorar na tomada de decisão.

Outros benefícios que se destacaram foi que a Silvaris passou a classificar os tipos de compras entre online e offline, melhorou sua gestão com clientes enviando lembretes aumentando a retenção e otimização do tempo dos analistas de negócios.

CONCLUSÃO

A Silvaris foi a pioneira a levar tecnologia para o setor de vendas de produtos ambientais sem aumentar o impacto neste.

Devido ao forte crescimento no negócio, novas formas de tecnologia precisaram ser implementadas incluindo um acompanhando em tempo real do negócio e mercado. Além disso, foi claro a melhora do CRM da organização que conseguia fidelizar os clientes através de e-mails de memorando.

Outro grande obstáculo superado pela Silvaris e que os gestores corroboram foi superar a dificuldade de acompanhar a flutuação de preços de um insumo que é crítico por ter leis restritas para sua extração e comércio.

Link complementar para o case.

Questões:

  1. Além de implementar um novo sistema de analytics, quais seriam os outros desafios que a Silvaris teria de enfrentar durante o projeto?
  2. Após implementação do Tableau e seus dashboards, quais melhorias com base o negócio poderíamos estabelecer?
  3. Ainda que tenham melhorado o CRM com os clientes, sugira uma área que na sua percepção, possa extrair mais dos dashboards analíticos do Tableau.

Espero que tenham gostado, saúde!