Este é um post diferente e que fiquei até um pouco reticente em escrever a respeito, mas acho que será legal esclarecer sobre as mudanças e os motivos que me levaram a ela. Então, para quem tem  interesse, peço que leia com calma.

MOTIVO – UM BREVE RESUMO

Quando eu iniciei este blog, minha ideia era ser DBA SQL Server. Me inspirava em profissionais como Fabiano Amorim, Brent Ozar, Itzik Ben-Gan, Paul White e outros que não lembro agora. Via nestes profissionais um exemplo do que eu queria ser, mas ao decorrer dos estudos e tempo fui desencantando e percebendo que não era muito bem o que eu queria. Acabei “desistindo”.

Sendo honesto, não foi uma desistência em si, apenas uma recalibração do meu objetivo profissional. Conhecendo a área de Business Intelligence e o suas subáreas, fiquei fascinado por aprender ETL e análise de dados e mais: como isso tem um grande potencial em gerar valor para empresas.

Então, comecei a estudar  o que precisava e focar em SQL, ETL e ler um pouco aqui e ali sobre modelagem dimensional e relacional. Depois de um tempo comecei a procurar emprego e resumindo: não arrumei absolutamente nada; mesmo mostrando conhecimento no que fazia.

Essa frustração e sensação de derrota foram se agrupando até o ponto que ficou insustentável e explodiu quando fiz uma entrevista que eu julgo ter ido muito bem, explicando tudo sobre a função, mas fui reprovado novamente. Sem um feedback claro, nada. Acho que é esperar demais.

E nesse cenário, me veio a mudança.

MUDANÇA – VELHA NOVA ÁREA

Esta decisão não foi tão trivial e linear como contada aqui, é claro. Apenas resumi para não ficar maçante.

Bem, tudo começou por volta de meados de 2020 quando assisti uma live do Ícaro de Carvalho sobre as profissões que estavam surgindo no mercado digital, internet e até mesmo dentro das empresas e uma delas me chamou bastante atenção que era a de gestor de tráfego.

Como disse, não pensei em mudar na hora, mas fiquei com a profissão na cabeça. Eu estava focado e queria muito trabalhar com B.I, logo, não dei tanta bola; só registrei a informação.

Após um ano, mais precisamente em Junho de 2021 e juntando o que foi relatado ali com desânimo relatado ali, decidi que não iria ficar esperando uma “oportunidade” aparecer na minha frente. Assisti novamente o vídeo do Ícaro, pesquisei sobre a função de Gestor de tráfego e vi que ali eu poderia trabalhar com o que eu queria  e desenvolver meu valor e capacidade, e que finalmente poderia trabalhar com análise de dados e agregar valor com embasamento.

Decidi entrar de cabeça, comecei o curso da Comunidade Sobral e estou me especializando no mercado de E-commerce por ser o que terei a melhor oportunidade de desenvolver toda minha capacidade e entrega.

Agora estudando e prestes a abrir minha empresa para prestar serviços, acredito que estou trilhando o caminho que sempre desejei.

E como ficará o blog?

MUDANÇAS – NOVOS ASSUNTOS NO BLOG

Como sabem ou devem ter notado, cheguei a ficar um bom tempo sem postar nenhum conteúdo por aqui e estudar DAX ou qualquer coisa relacionado a análise de dados e, por conta disso, precisei voltar a revisar todo o conteúdo.

Deste ponto em diante, o blog ganhará as seguintes áreas temáticas abaixo:

  1. Google Analytics;
  2. Google Tag Manager;
  3. Plataformas de ADS;
  4. Arquivos

A área de arquivos conterá os posts sobre DBA e SQL, irei mantê-los lá para acesso e estudo de todos, não irei deletar absolutamente nada.

Sobre ETL, que é algo que eu gosto muito de fazer, pretendo voltar em breve, não sei bem quando, mas irei, e utilizando Pentaho; como já vinha acontecendo.

Os posts sobre DAX e PowerBI continuarão normalmente, quero me especializar em DAX e como disse, vejo muito potencial nesta mistura e ambas serão extremamente úteis para o que tenho em mente. 

Ainda sobre PowerBI, pretendo estender os posts um pouco para fora da linguagem e explorar mais a ferramenta, mas não tenho muita certeza ainda, vou avaliar essa possibilidade e como as coisas se desenvolvem neste período. No mais, continuamos com a programação normal!

Espero que curtam essa nova fase, obrigado a todos!

Assine nossa newsletter!