Recentemente estudo sobre o setor de e-commerce, vi que para muitos, principalmente os iniciantes, falta uma certa estratégia ou conhecimento para nortear a operação da loja virtual. Como eu tenho estudado sobre mídias digitais (Gestão de tráfego) e Marketing, decidi criar esse pequeno checklist para ajudá-los a se orientarem em suas operações.

As dicas são simples e futuramente pretendo voltar e trabalhar mais nelas com estratégias mais complexas e quem sabe, até segmentadas por nicho de loja.

Frete

O maior desafio dos e-commerces, pelo menos no Brasil, é a logística. A depender da região, o frete pode ficar muito caro, tornando o processo de escala e distribuição de produtos quase que inviável para certas regiões.

Mesmo as as lojas que possuem parcerias com empresas de logísticas se veem numa encruzilhada quando o assuto é a entrega fora do seu “eixo” de ação.

Galpão de logística e frete

Então aqui vão algumas dicas para planejar a expansão regional e logística da sua loja, veja:

  1. Foque no eixo da sua região para criar seu espaço, aumentar presença e se consolidar como uma opção forte na mente dos clientes daquele local;
  2. Ao focar na sua região, busque garantir com as empresas, a entrega com o menor prazo possível. Se não puder entregar em toda a região, atue primeiro no estado, mas garanta que sua entrega seja a mais rápida possível;
  3. Ao se consolidar, avance estado por estado. A ideia é um estado “financiar” o outro no início. Aqui, é interessante explorar ao máximo o LTV dos clientes que já foram adquiridos enquanto expande para outra região e conquista novos clientes. Conjecturando que sua marca já vende bem na sua região de “nascença”, avalie a possibilidade das vendas desta região financiarem em partes o frete para a expansão.
  4. Repita o processo para as demais regiões.

Um adendo que eu acredito que pode ser bem interessante: Quando sua presença estiver firme em pelo menos 3 regiões que você escolheu “dominar”, avalie com muita seriedade ter um galpão de distribuição para despachar os pedidos com maior velocidade. Principalmente do Centro-Oeste para Norte e Nordeste do país.

Se você não puder custear o todo, custeie em partes o valor do frete, já melhora.

Checkout

Tenha o processo mais simples possível, se puder, solicite apenas:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Cartão;
  • Parcelas;

Esqueça sistemas de login e senha, infelizmente ninguém tem paciência.

Eu sei que é muito contraintuitivo, pois muitos trabalham e-mail marketing, mas ao invés de complicar o checkout, ofereça uma premiação para aqueles que deixarem o e-mail e receberem newsletter com promoções, ofertas, dicas, conteúdos e tudo o mais que sua loja trabalhar no relacionamento.

Provas sociais, Avaliações e Descrições

Abuse das provas sociais, tanto em páginas específicas de cada produto quanto na home, se possível, no topo. Mas de forma discreta, porém perceptível.

Além das provas sociais no site, tenha-as sempre disponíveis em seu perfil das redes sociais, como muito dos seus clientes virão por essas plataformas,

Acredito que as plataformas permitem o sistema de avaliação por estrelas. Mantenha-os habilitado em todos os produtos.

Descrição

Um dos pontos mais importantes e muito negligenciado ou, às vezes, não tão bem trabalhado. A descrição é o que convence e vende o produto para o cliente. Não tem jeito.

Elabore uma descrição que trabalhe a necessidade do cliente e o desejo dele.

Veja essa descrição de um colar da loja Franscica Jóias:

Imagem

Opte por imagens de fundo branco que destaquem o produto. Faça um pequeno carrossel na sua loja explorando alguns ângulos diferentes para exibição do produto.

Categorias: Tenha uma com os produtos mais vendidos

Instagram

Trabalhe muito vídeo e reels de produtos. Nos vídeos, forneça uma espécie de descrição falada, mas não precisa ser tão formal, algo mais voltado para uma comunicação entre duas “amigas”.
No reels, procure mostrar a “transformação” ou o impacto que seu produto pode gerar. Seja beleza, autoestima, confiança, força, poder e etc. Tente trabalhar esses elementos ao criar esse vídeo.

Instagram Stories: utilize para o relacionamento, dúvidas, lives, live commerce, contagem regressiva e para compartilhar os clientes que marcam sua loja. Se atente a isso, é um marketing boca a boca e uma prova social espontânea  e genuína. Não esqueça de criar um destaque e mantê-lo sempre no início do seu perfil. Atualização constante.

E-mail Marketing

Não permita que seu cliente se esqueça de você. Ofereça uma isca para ele deixar o e-mail e daí, comece a trabalhar o relacionamento com ele. É muito mais fácil vender para quem te conhece.

Avisos de novas coleções, produtos, cardápios, promoções, pesquisas de satisfação, bônus, premiação aos clientes mais recorrentes e etc podem ser trabalhados com essa ferramenta.

Não acredite em quem diz que a ferramenta de E-mail marketing morreu.

Google Meu Negócio: Muitos perdem uma tremenda oportunidade de utilizar este canal de aquisição de clientes orgânico do Google. A ferramenta permite criar promoções, divulgar produtos, ofertas e etc. Quanto mais você atualiza, mais ele entrega. Abuse dele.

Google Merchant: Crie uma conta e sincronize seus produtos por lá, mesmo que não vá anunciar. Para quem não sabe, quando um cliente pesquisa “Comprar Camisa Azul GG”, a primeira coisa que aparece são as camisas que estão catalogadas no Merchant, ou seja, aparição gratuita e orgânica. Explore este canal grátis do Google.

Aparece inclusive, antes do anúncio:

CONCLUSÃO

A ideia deste post foi dar uma luz básica para quem está começando um e-commerce do zero ou ainda não tem grandes faturamentos para elaborar estratégias extremamente complexas.

Quis mostrar alguns recursos básicos e até gratuitos que podem ser utilizados para melhorar o alcance da sua loja e, por consequência, as vendas.

Ferramentas como o Google Meu Negócio e o Merchant devem ser exploradas ao máximo, independente do seu tipo de empresa. Se está na internet, faça uso destes recursos, por favor.

Por fim, explore a ferramenta de e-mail marketing e stories do Instagram, são ótimas para construir relacionamento com os clientes.

Deixe seu curtir ao final! Ajuda imensamente a continuar este trabalho!

Não se esqueça, assine abaixo!